Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O lugar do Fandango Caiçara
patrimônio, ritual e direitos humanos



1. Fandango Caiçara, 2. Ritual, 3. Patrimônio cultural, 4. Direitos humanos.


Sinopse

Escrito há dez anos, O Lugar do Fandango Caiçara: patrimônio, ritual e direitos humanos tem agora sua publicação em forma de livro sem perder sua atualidade. A publicação é muito oportuna, para que o extenso e sensível trabalho de pesquisa de Carmem Lúcia Rodrigues seja disponibilizado para um público mais amplo que já acompanha ou que virá a acompanhar depois da leitura, a luta dos caiçaras. Em um momento em que é cada vez mais evidente a importância, para o futuro de nós todos, da afirmação política, ecológica e existencial dos modos de vida de povos e comunidades tradicionais, das águas, das florestas e campos, vêm a calhar trabalhos como esse que abordam a complexidade e a delicadeza das resistências e reinvenções desses povos.
Baseado em uma grande familiaridade com a região e um envolvimento pessoal e político com as comunidades, a relação da autora com o fandango caiçara não é de uma apreciação distanciada, purificadamente estética ou exotizante, mas se centra na busca de entender como dançar, tocar e cantar fandango está implicado por dentro com o agenciamento de um modo de existir próprio, enraizado, dinâmico, mutável e demandando um território que é o tempo todo multiplamente disputado, numa luta desigual que vem se articulando há décadas e continua intensa.
Talvez esteja especialmente nesse ponto uma das contribuições mais interessantes do trabalho que o leitor ou leitora tem em mãos: se o ataque que sofrem os caiçaras tende a destruir a delicada relação que constituíram com a floresta, o mar, o território e o trabalho na roça, na pesca, a pesquisa situa o plano da dignidade como algo central do ponto de vista dessas famílias e dá grande peso a esse aspecto para a compreensão da importância da retomada do fandango e de seu modo próprio de festar, que não se separa do curar e do rezar.
Se no cerne do fandango está a expressão ritual do respeito — tal como nos traz a autora ao explorar a vasta bibliografia antropológica sobre rituais —, é numa diversidade de novos contextos que esse ritual será realizado, trazendo novas questões e complexidades.

Professor doutor John Comerford
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Metadado adicionado por Editora Appris em 22/04/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 22/04/2025
Última alteração: 22/04/2025

Autores e Biografia

Rodrigues, Carmem Lúcia (Autor)

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.