Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Crônicas de um genocídio pós Auschwitz
para debater em sala de aula



Colonialismo, crítica social, direitos humanos, educação crítica, Elie Wiesel, ensino de filosofia, ensino de história, genocídio, Ghassan Kanafani, Hannah Arendt, holocausto, Israel, Kotter Editorial, literatura contemporânea, Palestina, Paulo Freire, pedagogia da memória, política internacional, resistência, Sionismo, Theodor Adorno


Sinopse

Entrei na sala de aula e, logo, um aluno perguntou: “Professor, o senhor está sabendo que os repórteres e médicos que estão trabalhando na faixa de Gaza estão subnutridos e que podem morrer de inanição como muitos palestinos?”.

Disse que sabia e ainda comentei:

“No dia 22 de julho de 2025, uma notícia no OPERA MUNDI soava como um apelo: ‘Nossos últimos repórteres em Gaza vão morrer de fome’. Afirmava a agência France-Presse (AFP). A agência pedia a evacuação imediata dos seus repórteres que trabalham na faixa de Gaza. O risco de perder profissionais no exercício da profissão é real em áreas de guerra, porém esse risco aumenta quando o país que pratica crimes de guerra e genocídio deseja esconder provas para, futuramente, através de influenciadores digitais, criar outra versão dos massacres e crueldades praticadas por suas forças armadas. E me parece que é isso que o Estado de Israel está querendo fazer”.

Um outro aluno ainda perguntou:

“Será que esse genocídio vai cair no vestibular?”.

Confesso que fiquei alguns minutos imaginando se há realmente uma preocupação com os crimes de guerra e o genocídio colocado em prática por Israel, ou se tudo não passará, nessas terras, de uma mera questão de vestibular e material para TCCs e dissertações. Também pensei em Hannah Arendt, que disse que todo genocídio começa quando as pessoas se recusam a exercer o pensamento crítico.

Metadado adicionado por Kotter Editorial em 19/11/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 19/11/2025
Última alteração: 19/11/2025

Autores e Biografia

Petean, Antonio Carlos Lopes (Autor) - Antonio Carlos Lopes Petean, natural de Ribeirão Preto/SP, exerce o cargo de professor na Universidade Federal de Uberlândia, lotado no Instituto de Ciências Sociais. É licenciado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (campus de Ribeirão Preto) e doutor em Sociologia pela UNESP (campus de Araraquara). É autor dos livros Crônicas de um Viajante e Crônicas de um mundo esquizofrênico, ambos publicados pela Kotter.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.