Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Aquele que não me acompanhava



filosofia, literatura, romance, ensaios, blanchot, maurice blanchot, existencialismo


Sinopse

Aquele que não me acompanhava é um livro onde tudo vacila, hesita, no qual os personagens esmaecem ao ponto de se tornarem “singularidades linguísticas” – um “eu” mínimo, um “ele”, um “alguém” ou “aquele”, apenas – desencadeando um processo que age diretamente sobre o estatuto da literatura como, correlativamente, sobre as instâncias mais básicas e estruturadoras de qualquer discurso que tente mobilizar uma forma de poder. Com isso em mente, como penetrar no mistério dessa estranha convivência, dessa perturbadora coabitação entre o narrador e seu companheiro que não o acompanha?

Maurice Blanchot, um dos mais instigantes escritores e pensadores da literatura contemporâneos, publica Aquele que não me acompanhava em 1953 em sua segunda e última grande fase ficcional. Neste período a expressão literária de Blanchot se radicaliza, torna-se mais experimental e coloca à prova as possibilidades expressivas do esvaziamento potencial das figuras estruturantes da própria ideia de literatura. Este é o maior desafio e a razão do estranho deslumbramento do leitor em contato com uma narrativa cujos acontecimentos internos foram reduzidos ao mínimo, às banalidades dos menores e mais óbvios gestos cotidianos e que, mesmo assim, desvelam aquilo ou aquele que ainda não tem nome.

Metadado adicionado por Autonomia Literária em 02/12/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 02/12/2025
Última alteração: 02/12/2025

Autores e Biografia

Blanchot, Maurice (Autor) - Maurice Blanchot (Quain, Saône-et-Loire, França, 22 de setembro de 1907 - 20 de fevereiro de 2003) foi um escritor, ensaísta, romancista e crítico de literatura. Entre 1931 e 1944, exerceu o jornalismo no Journal de Débats, em Combat, em L'Insurgé e em Écoutes. Sua teoria sobre a relação entre o escritor, a língua, a literatura e a filosofia influenciaram toda uma geração de pensadores pós-modernos e pós-estruturalistas, como Gilles Deleuze, Paul de Man, Michel Foucault, Jacques Derrida e Jean-Luc Nancy.; Beloni, Manuela (Editor) , Ameni, Caue Seignemartin (Editor) , Gomes, João (Tradutor) , Bident, Christophe (Prefácio) , Correa, Rodrigo (Capista) , Palmeira, Natasha Belfort (Revisor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.