Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Para ler em silêncio



Silêncio, palavra, fantasia, escrita, memória, autoconhecimento; literatura infantojuvenil; literatura juvenil; lembranças; sentimentos; emoções; Bartolomeu Campos de Queirós; Marina Itano; Ninfa Parreiras.


Sinopse

Um convite delicado e profundo à escuta interior que antecede a escrita.
O livro combina prosa poética e poemas em uma costura fina e sensível, em que o silêncio não é ausência, mas presença plena. Um solo fértil, necessário à criação. O texto caminha entre perguntas e metáforas, explorando os limites da linguagem e da imaginação, com imagens como: "O silêncio escuta o mundo, e pelo oceano do silêncio navegamos" e "A palavra é flor fechada quando dentro de nós". A cada página, o leitor reencontra a si mesmo – ou aquilo que ainda não sabia nomear.
Autor de mais de 60 livros, Bartô deixou um legado literário marcado pelo lirismo. Em Para ler em silêncio, o escritor mineiro parte da infância – vivida entre o campo e os livros – para construir uma narrativa sobre o nascimento da palavra, da escrita e da fantasia como formas de resistir à aridez do mundo. "Escrever é impedir o esquecimento", afirma o autor, que transforma o ato de escrever em gesto espiritual, quase litúrgico.
Publicado pela Global Editora em nova edição, a obra traz ilustrações de Marina Itano e posfácio da psicanalista e escritora Ninfa Parreiras. Assim, funde estética, memória, reflexão e poesia para tocar o leitor como quem sussurra verdades no vento.
As ilustrações de Marina Itano dialogam com essa sutileza. Criadas a partir de carimbos manuais digitalizados, suas texturas evocam paisagens de sonho e paisagens de dentro, usando cores como o azul e o dourado para reforçar a aura onírica da obra. Como destaca Ninfa Parreiras em seu posfácio, a artista cria "um mergulho no mundo das letras", potencializando a experiência de leitura.
Para ler em silêncio é uma travessia. Uma carta escrita em voz baixa para quem deseja escutar com os olhos e sentir com o coração. É leitura para ser feita devagar – como quem escreve a própria história entre as pausas da vida.

Metadado adicionado por Grupo Editorial Global em 01/08/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 01/08/2025
Última alteração: 01/08/2025

Autores e Biografia

Queirós, Bartolomeu Campos de (Autor) - Bartolomeu Campos de Queirós nasceu em 1944 no centro-oeste mineiro e passou sua infância em Papagaios, “cidade com gosto de laranja-serra-d’água”, antes de se instalar em Belo Horizonte, onde dedicou seu tempo a ler e escrever prosa, poesia e ensaios sobre literatura, educação e filosofia. Considerava-se um andarilho, conhecendo e apreciando cores, cheiros, sabores e sentidos por onde passava. Bartolomeu só fazia o que gostava, não cumpria compromissos sociais nem tarefas que não lhe pareciam substanciais. “Um dia faço-me cigano, no outro voo com os pássaros, no terceiro sou cavaleiro das sete luas para num quarto desejar-me marinheiro.” Traduzido em diversas línguas, Bartolomeu recebeu significativos prêmios, nacionais e internacionais, tendo feito parte do Movimento por um Brasil Literário. Faleceu em 2012, deixando sua obra com mais de 60 títulos publicados como maior legado. Sua obra completa passou a ser publicada pela Global Editora, que assim fortalece a contribuição desse importante autor para a literatura brasileira. ; Pereira, Ninfa (Organizador) - Ninfa Parreiras mora no Rio de Janeiro, mas, assim como Bartolomeu, também é mineira, de Itaúna. Formada em Letras e Psicologia, é mestre em Literatura Comparada pela USP. Desenvolve pesquisas na área de literatura para crian¬ças e jovens. É autora de diversas obras em prosa e poesia, além de ensaios sobre literatura e psicanálise publicados em revistas, jornais e livros. Professora de literatura, psicanalista e consultora na área da leitura, foi uma das instituidoras da Associação Cultural Bartolomeu Campos de Queirós em 2012 e continua como colaboradora da Associação Cultural BCQ e do Centro Cultural BCQ.; Itano, Marina (Ilustrador) - Marina Itano nasceu em São Paulo. Ainda criança, já fazia desenhos de observação de seus bichinhos de pelúcia e brincava de diagramar jornais. Foi na graduação em Design Gráfico que descobriu seu encanto pelo mundo editorial e conseguiu unir três de suas paixões: livros, ilustração e design. Atua no mercado desde 2020, é pós-graduada em Design Editorial e designer na Global Editora. As ilustrações que desenvolveu para este livro foram criadas com carimbos, que foram recortados de forma manual e depois digitalizados e combinados com sobre¬posições de fotos, gerando novas texturas. Para conhecer mais seu trabalho, confira o Instagram: @marinaitanodesign

Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTeoria e crítica literária

“Casa de Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Orígenes Lessa, Cora Coralina, Gilberto Freyre, Câmara Cascudo, Carcy Ribeiro, Marcos Rey, Ignácio de Loyola Brandão, Bartolomeu Campos de Queirós, João Carlos Marinho, Sérgio Vaz e de muitos outros.” O conhecimento da Literatura é um dos caminhos para a compreensão da identidade brasileira e sua formação sociocultural. Com o objetivo de incentivar a leitura das obras dos nossos mais renomados autores da literatura brasileira, a Global tornou-se uma casa de letras nacionais.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.