Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Um labirinto chamado família



Afeto, Família, Conflito, Psicanálise, Psicologia, Relações afetivas, Relações interpessoais, Mãe, Pai, Padrasto, Madrasta, Irmãos, Adoção, União homoafetiva, Casamento homoafetivo, Abuso, Abuso psicológico, Diversidade, Diversidade familiar, Terapia, Clínica psicológica, Separação conjugal, Estresse familiar, Homo sapins, Imprinting, Konrad Lorenz, Teoria do apego, LGBTQIAP+, Valores familiares, Gabor Matè, Costumes, Antropologia, Sociologia, Família monoparental, Família reconstituída, Família homoparental, Crianças, Filhos, Apego reativo, Parentalidade, Puericultura, Maternidade, Paternidade, Conflito de gerações, Família multicultural, Co-parenting, Psiquismo Psique, Rompimento familiar, Constructo, Constructo social, Toxicidade, Violência


Sinopse

"ROMPER OU MANTER? EIS A QUESTÃO

""A verdade é que toda a família é um osso duro de roer. Para ela convergem múltiplas expectativas. São estruturas de afeto que vão estabelecendo lembranças ao longo de toda a vida. Neste livro, Renato Caminha se propõe a destrinchar este labirinto e, para isso, percorre encontros e desencontros, investiga as diversas possibilidades, os caminhos que se separam e se cruzam e as opções que a vida apresenta: partir ou ficar, enfrentar ou se submeter, buscar a sanidade ou mergulhar na dor? Estas são as possibilidades e os confrontos que acabam moldando personalidades que se forjam neste labirinto chamado família.""

Milton Cunha


Um labirinto chamado família é uma daquelas obras que se propõem a abordar um tema sensível a todos. As relações familiares são formadas pelo entrelaçamento de subjetividades, de anseios, de desejos, de disputas, de esperanças e, sobretudo, de investimentos afetivos. Nesta lógica, é muito comum que o cotidiano das famílias acabe por produzir algum nível de toxicidade relacional. Muitas vezes, diante de índices elevados de estresse produzido na vida em família, nos vemos diante do dilema de romper ou manter aquilo que nos adoece dia após dia. Para rompermos, precisamos da superação de culpas e da ressignificação dos constructos sociais que nos ensinaram a vida toda – família é para sempre. Para mantermos, precisamos de resiliên­cia e de ferramentas emocionais que talvez não tenhamos.
No momento em que as relações mais nos ferem do que nos nutrem, é hora de o sinal de alerta ligar e tentarmos descobrir qual o tamanho do nosso labirinto. E se o ponto de saída pode ser encontrado, caso se faça necessário. Este livro é um convite a esse debate.

Os Editores"

Metadado adicionado por L&PM em 18/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786556665115 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)


Metadados adicionados: 18/07/2025
Última alteração: 18/07/2025

Autores e Biografia

Caminha, Renato (Autor) - Renato Caminha é psicólogo, professor e pesquisador na área de emoções, empatia e educação parental. Também é professor convidado do Master em Psicopatologia da Infância da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) e conferencista internacional. É autor de obras de referência em parentalidade e saúde mental. É co-autor, junto com Thalita Rebouças, do livro Falando sério sobre ­adolescência: um guia para a família publicado pela L&PM Editores. ; Machado, Ivan Pinheiro (Capista)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.