Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Letrux: Em noite de climão



Música, Feminismo, MPB, letrux, roberta martinelli, prêmio Multishow, Prêmio Multishow de Música Brasileira, disco do ano, em noite de climão, O Livro do Disco


Sinopse

Em noite de climão marcou a chegada de Letrux na cena musical. Era uma nova fase na carreira de Letícia Novaes, que firmava sua presença na cena musical independente, depois de três discos lançados com a banda Letuce. A grande expectativa e o entusiasmo em torno de seu primeiro trabalho solo fizeram com que o disco fosse realizado a partir de um crowdfunding, endossado por fãs curiosos com o que estava por vir.

O álbum trouxe uma sonoridade repleta de batidas eletrônicas, sintetizadores e guitarras reverberadas, que criaram um clima dançante junto a letras sagazes e melodias ácidas. Aclamado pela crítica e pelo público fiel, Em noite de climão foi escolhido o Disco do Ano pelo Prêmio Multishow de Música Brasileira de 2017 e eleito um dos 10 melhores álbuns brasileiros daquele ano pela revista Rolling Stone.

Nestas páginas, a jornalista Roberta Martinelli descortina os bastidores da gravação, as histórias que orbitaram a criação do Climão e o impacto do lançamento do disco que conquistou um lugar definitivo na história da música brasileira contemporânea. Segundo a própria Letrux, Em noite de climão é “onde a fossa dança e o gozo dói”.

Trecho
“Naquela noite de estreia em São Paulo, além do espetáculo, o único climão que se estabelecia é de que algo muito diferente estava brotando e que certamente o refrão ‘bota na tua cabeça que isso aqui vai render’ já não era um mantra e sim o que aconteceria mesmo com o disco.”

Sobre a autora
Roberta Martinelli é comunicadora e pesquisadora musical. Apresentadora e curadora do Cultura Livre, no ar desde 2009, também comanda o Prelúdio — concurso de música clássica —, ambos na TV Cultura. Apresenta diariamente e produz o Som a Pino, na Rádio Eldorado, e conduz o Clube do Livro Eldorado, voltado para literatura, com o qual venceu o prêmio APCA em 2024. É curadora musical do Museu Sesi Lab, em Brasília, e apresentadora e programadora do quadro “Sounds and Cities” no Jam the Planet, em uma rádio FM no Japão.

Sobre Letrux
Letrux é o codinome artístico de Letícia Novaes: escritora, cantora, compositora, poeta e atriz, nasceu no Rio de Janeiro em 1982. Antes de se aventurar na música, Letícia se formou como atriz na Casa das Artes de Laranjeiras. Em 2008, com Lucas Vasconcellos, criou a banda Letuce e juntos lançaram três álbuns. Embarcou na carreira solo em 2017, e como Letrux lançou os discos: Em noite de climão (2017); Aos prantos (2020), indicado ao Grammy Latino; e Como mulher girafa (2023), escolhido como um dos 50 melhores álbuns brasileiros de 2023 pela APCA. Como escritora, Letícia publicou Zaralha: Abri minha pasta (2015) e Tudo que já nadei: Ressaca, quebra-mar e marolinhas (2021).

Sobre a coleção
A coleção O Livro do Disco foi lançada em 2014, pela Cobogó, para apresentar aos leitores reflexões musicais distintas sobre álbuns que foram, e são, essenciais na nossa formação cultural e, claro, afetiva. A cada título lançado, o leitor é convidado a mergulhar na história de discos que quebraram barreiras, abriram caminhos e definiram paradigmas. O Livro do Disco é para os fãs de música, mas é também para quem deseja um contato mais aprofundado, porém acessível, com o contexto e os personagens centrais de trabalhos que marcaram a história da música. Em tempos de audição fragmentada e acesso à música via plataformas de streaming, (re)encontrar esses discos em sua totalidade é uma forma de escutar o muito que eles têm a dizer sobre o nosso tempo.

Metadado adicionado por Editora Cobogó em 23/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 23/07/2025
Última alteração: 24/07/2025

Autores e Biografia

Martinelli, Roberta (Autor) - Roberta Martinelli é comunicadora e pesquisadora musical. Apresentadora e curadora do Cultura Livre, no ar desde 2009, também comanda o Prelúdio — concurso de música clássica —, ambos na TV Cultura. Apresenta diariamente e produz o Som a Pino, na Rádio Eldorado, e conduz o Clube do Livro Eldorado, voltado para literatura, com o qual venceu o prêmio APCA em 2024. É curadora musical do Museu Sesi Lab, em Brasília, e apresentadora e programadora do quadro “Sounds and Cities” no Jam the Planet, em uma rádio FM no Japão.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.