Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Marx para gatos
um bestiário radical 



Marx, Karl, Marxismo, Aspectos culturais, gatos


Sinopse

“Em tempos de apocalipse climático e fascismo rampante, comunismo interespécies”, escreve Jean Tible na orelha de Marx para gatos: um bestiário radical, da professora e doutora em literatura Leigh Claire La Berge. Revisando o formato dos antigos bestiários, La Berge segue pegadas felinas deixadas na história econômica do Ocidente para revelar uma animalidade no coração do marxismo.

Em um arco de mais de mil anos, que abrange da pré-história do capitalismo – com suas eras colonialista e imperialista – às revoluções burguesas que sustentaram o capitalismo e às revoluções comunistas que a ele se opuseram, La Berge demonstra como os gatos têm sido compreendidos há muito tempo como criaturas de viés libertário: “Esta é menos uma história radical de uma única espécie que uma história de como os felinos e os humanos transformaram uns aos outros em seres radicais – radicalmente progressistas e radicalmente conservadores”.

La Berge explora o papel dos leões, cuja bravura foi muitas vezes exaltada por reis e imperadores, e a presença dos gatos selvagens nas instituições financeiras, mostrando, ainda, como os felinos também inspiraram lutas, partidos e movimentos. Ao longo do livro, revisita ideias e teorias de Marx e argumenta que os felinos são centrais para a forma como marxistas imaginaram a economia; ao perguntar o que humanos e animais devem uns aos outros em um momento de crise ecológica, insere-se nos debates sobre ecossocialismo. Neste bestiário radical ilustrado, evidencia-se que a luta de classes é, em última análise, uma colaboração entre espécies.

Indicação

“Quem diria que seguir gatos poderia abrir a história e dar vida ao marxismo? Este delicioso arquivo felino nos lembra que os gatos são nossos companheiros. Mão na pata, temos um mundo a conquistar!” — Jodi Dean

Trecho

“O leão é algo que nenhum rei ou nobre jamais possui verdadeiramente, mesmo que esses grandes felinos possam definhar em seus palácios e adornar suas bandeiras vermelho-sangue. Ter um leão, colocá-lo em uma coleção particular, é começar o processo de matá-lo. E tentar possuir o poder de um leão é esvaziá-lo desse poder. O felino doméstico, astuto e diminuto, emerge da aura poderosa do leão como um espaço realmente existente de subterfúgio e possibilidade. O leão, das alturas de seu reinado, vislumbra outro, aparentado dele, mas aparentemente menor, mais fraco, diabólico. Esses dois felinos se confrontam em sua diferença radical e semelhança interdependente. Eles devem lutar para ganhar o reconhecimento do outro. Qual animal é mais forte, mais poderoso, mais imponente? Qual deles levará a história adiante? Uma gata doméstica tem uma vantagem crucial: ela pode ver o leão em si mesma, como a bem conhecida imagem captura, mas o leão se recusa a se ver na gata doméstica.”

Metadado adicionado por Boitempo Editorial em 17/12/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/12/2025
Última alteração: 17/12/2025

Autores e Biografia

La Berge, Leigh Claire (Autor) - Leigh Claire La Berge é professora de inglês na City University of New York. É autora de Wages against artwork e Fake work: how I began to suspect capitalism is a joke. Marx para gatos: um bestiário radical, é sua primeira obra publicada no Brasil.; Heci Regina Candiani  (Tradutor) , Alex Gyurkovicz (Capista) , Jean Tible (Orelha)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.