Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Chronos
O Ocidente confrontado ao Tempo



tempo, historicidade, Ocidente, apocalipse, cristianismo, modernidade, antropoceno, Chronos, kairós, krisis, filosofia, história, narrativa, eternidade, tradição


Sinopse

Onipresente e invencível: assim é Chronos. Antes de tudo, porém, ele é aquele que não se pode apreender, o Inapreensível. Não obstante, os humanos nunca desistiram de tentar dominá-lo, recorrendo, da Antiguidade aos dias de hoje, a inúmeras estratégias para alcançar tal domínio - ou a crença nele. Tamanho desafio encontra sua expressão no famoso paradoxo de Agostinho: enquanto ninguém lhe pergunta o que é o tempo, ele sabe; assim que lhe fazem a pergunta, não sabe mais.

Este livro é um ensaio sobre a ordem dos tempos e as épocas do tempo. Assim como Buffon reconheceu as "Épocas" da Natureza, podem-se distinguir épocas do tempo. Iremos, assim, das maneiras gregas de apreender Chronos às graves incertezas contemporâneas, detendo-nos demoradamente no tempo dos cristãos, concebido e instaurado pela Igreja nascente: um presente contido entre a Encarnação e o Juízo final. Foi assim que teve início a marcha do tempo ocidental.

Veremos como se difundiu e se impôs a dominação do tempo cristão, antes de refluir diante da ascensão do tempo moderno, promovido pelo progresso e avançando rapidamente na direção do futuro.

Hoje, o futuro se obscureceu e surgiu um tempo inédito, que foi denominado o Antropoceno, nome de uma nova era geológica na qual a espécie humana se tornou a força principal: uma força geológica. Como ficam então as antigas maneiras de apreender Chronos? Que novas estratégias seria preciso formular para enfrentar esse futuro incomensurável e ameaçador, quando nos encontramos ainda mais ou menos contidos no tempo efêmero e constrangedor daquilo a que dei o nome de presentismo?

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 07/04/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 07/04/2025
Última alteração: 17/04/2025

Autores e Biografia

Hartog, François (Autor) - François Hartog, diretor de estudos emérito da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, mesclou estreitamente, em sua obra, a história intelectual da Grécia antiga, a historiografia e o estudo das formas históricas da relação com o tempo. Seu livro Regimes de historicidade (Éditions du Seuil, 2003) contribuiu amplamente para impor o “presenteísmo” como a forma contemporânea da experiência do tempo.; Saes, Laurent de (Tradutor)

Áreas do selo: ArtesAutoajudaDidáticos / Ensino FundamentalDidáticos / Ensino MédioEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

Autêntica conta com mais de 700 publicações em seu catálogo. Reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas, a editora foi crescendo com o passar dos anos e passou a publicar livros com temas mais abrangentes e diversificados, como literatura brasileira e estrangeira de qualidade, com nomes de peso como Maura Lopes Cançado, Ferreira Gullar e Virginia Woolf. O catálogo contempla também obras de Antropologia, Cultura Negra, Sociologia, Historiografia, Comunicação, Cinema e Teatro, Biblioteca Escolar, Linguística, Educação, entre outros. A editora assumiu o desafio de trazer para a língua portuguesa obras de Filosofia fundamentais para seus leitores. Exemplos dessa empreitada são a tradução bilíngue (latim-português) da Ética, de Spinoza, e o Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores, do argentino Edgardo Castro. Em 2011, criou a coleção Filô, contemplando autores clássicos e contemporâneos da Filosofia, que vão de Platão e Espinosa, a Walter Benjamin, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek. Publicações importantes em áreas mais específicas da Educação, como Pedagogia/Formação de Professores, Filosofia da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática, Ensino da Escrita e da Leitura, História da Educação, entre outras, integram o catálogo. Atualmente, a editora aposta em publicações de luxo, com capa dura e acabamento sofisticado, de nomes como James Joyce, Rubem Braga, Campos de Carvalho, Foucault e Thomas Moore. Além disso, é a responsável pela publicação de O Sumiço, tradução em língua portuguesa de La Disparition, romance de Georges Perec todo escrito sem a letra “e”.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.