Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Tempo de retomada



Retomada, poesia indígena, Makuxi Trudruá Dorrico, colonização, contra-história, espiritualidade indígena, saberes ancestrais, território, afeto, resistência, racismo estrutural, memória, manifesto político, descolonização, linguagem poética, narrativas indígenas, encantados, cura, arte indígena, Tamikuã Txihi


Sinopse

Tempo de retomada, da poeta e pesquisadora Makuxi Trudruá Dorrico, combina poesia, prosa, documentos históricos e manifesto político. É uma proposta de "retomada" – gesto que resgata territórios físicos, culturais e afetivos negados ao longo de séculos de colonização. A obra confronta os pilares da colonização – o apagamento de nomes, a imposição da língua portuguesa, o racismo estrutural, a ideia da "terra vazia" – ao mesmo tempo que celebra os modos de vida e os saberes ancestrais dos povos originários.

Com linguagem poética e crítica afiada, Trudruá Dorrico constrói uma contra-história ancorada na experiência indígena, resgatando a memória das avós, a espiritualidade Makuxi, os encantados e o amor como forma de cura. A retomada proposta pela autora é estética, política e afetiva – e atravessa cada página do livro com delicadeza e contundência.

O texto de abertura avisa:

"As cenas se repetem
mas só até a hora
que os poemas
fizerem a retomada."

E é isto o que o livro propõe: um deslocamento radical da linguagem e da narrativa para reescrever o mundo a partir dos corpos e territórios historicamente silenciados.

O volume conta com ilustração de capa assinada pela artista Tamikuã Txihi e textos introdutórios de Sony Ferseck (Wei Paasi) e Carola Saavedra.

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 24/04/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 24/04/2025
Última alteração: 24/04/2025

Autores e Biografia

Dorrico, Trudruá (Autor) - Trudruá Dorrico, antes Julie, pertence ao povo Makuxi. Pós-doutora do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação Emergentes e em Consolidação (UFRR), doutora em Teoria da Literatura pela PUCRS, mestra em Estudos Literários e licenciada em Letras-Português pela UNIR. É poeta, escritora, palestrante, pesquisadora de literatura indígena. Venceu em 1º lugar o concurso Tamoios/FNLIJ/UKA de Novos Escritores Indígenas em 2019. É administradora do perfil @leiamulheresindigenas no Instagram; curadora da I Mostra de Literatura Indígena no Museu do Índio (UFU) e do I Festival de Cinema e Cultura Indígena (FeCCI), em Brasília (2022); autora de Eu sou Macuxi e outras histórias (Caos e Letras, 2019); além de organizadora e autora de Originárias: uma antologia feminina de literatura indígena (Companhia das Letrinhas, 2023) e Makunaima morî mai (prelo, Editora Fósforo, 2025). Compõe a antologia Apytama: floresta de histórias (Moderna, 2023), obra vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Literatura Infanto-Juvenil 2024. Fez residência artística no Cité Internationale des Arts (Paris, 2023) e no Labverd (Amazonas, 2024). Tempo de retomada é uma obra selecionada para o Festival Folclórico de Parintins (AM) como tema do Boi Caprichoso 2025.

Áreas do selo: ArtesAutoajudaDidáticos / Ensino FundamentalDidáticos / Ensino MédioEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

Autêntica conta com mais de 700 publicações em seu catálogo. Reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas, a editora foi crescendo com o passar dos anos e passou a publicar livros com temas mais abrangentes e diversificados, como literatura brasileira e estrangeira de qualidade, com nomes de peso como Maura Lopes Cançado, Ferreira Gullar e Virginia Woolf. O catálogo contempla também obras de Antropologia, Cultura Negra, Sociologia, Historiografia, Comunicação, Cinema e Teatro, Biblioteca Escolar, Linguística, Educação, entre outros. A editora assumiu o desafio de trazer para a língua portuguesa obras de Filosofia fundamentais para seus leitores. Exemplos dessa empreitada são a tradução bilíngue (latim-português) da Ética, de Spinoza, e o Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores, do argentino Edgardo Castro. Em 2011, criou a coleção Filô, contemplando autores clássicos e contemporâneos da Filosofia, que vão de Platão e Espinosa, a Walter Benjamin, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek. Publicações importantes em áreas mais específicas da Educação, como Pedagogia/Formação de Professores, Filosofia da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática, Ensino da Escrita e da Leitura, História da Educação, entre outras, integram o catálogo. Atualmente, a editora aposta em publicações de luxo, com capa dura e acabamento sofisticado, de nomes como James Joyce, Rubem Braga, Campos de Carvalho, Foucault e Thomas Moore. Além disso, é a responsável pela publicação de O Sumiço, tradução em língua portuguesa de La Disparition, romance de Georges Perec todo escrito sem a letra “e”.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.