Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Como ser famoso
Por que algumas pessoas se tornam ícones e outras são esquecidas



fama, sucesso, influência, cultura pop, história, azar, talento, sorte, Zeitgeist, espírito do tempo, serendipidade, celebridade, psicologia social, ícones, entretenimento, reconhecimento, Beatles, Bob Dylan, Taylor Swift, Steve Jobs, Albert Einstein, Jane Austen, William Blake, Barack Obama, Leonardo da Vinci, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr, Ayn Rand, Stan Lee, Harry Houdini, Muhammad Ali, Virginia Woolf, Martin Luther King Jr., Oprah Winfrey, Stephen King, Spider-Man, Genghis Khan, Barbie, Samuel Johnson, William Shakespeare, Mozart, Antonio Salieri, Eric Clapton, Robert Johnson, Connie Converse, Brian Epstein, Samuel Beckett, Eugène Ionesco, Edward Albee, George Lucas, John Keats, Wordsworth, H.J. Jackson, Duncan Watts, John Maynard Keynes, Charles Dickens, Jeff Bezos, Bill Gates, Samantha Power, Franklin Delano Roosevelt, Usain Bolt, Serena Williams, Isabelle Huppert, Currie House, Harvard, Fragile Families Challenge, Ed Sullivan Show, Yesterday (filme), Mona Lisa, Grandes Esperanças


Sinopse

A fama é como um raio: raro, imprevisível e impossível de ignorar. Taylor Swift, Bob Dylan, Leonardo da Vinci, Jane Austen, Oprah Winfrey: todos foram atingidos. Mas por quê? E se não tivessem sido?

Pense no grupo musical mais famoso da história. Como seria o mundo se os Beatles nunca tivessem existido? Essa é a provocadora pergunta do filme Yesterday (2019), em que um cantor desconhecido começa a tocar músicas dos Beatles em um mundo que jamais ouviu falar deles. As canções fariam o mesmo sucesso estrondoso? O filme aposta que sim. Mas será verdade? O sucesso dos Beatles era realmente inevitável?

Talvez. É difícil imaginar nosso mundo sem seus ícones e celebridades. Eles parecem eternos, parte essencial da cultura. Mas, como mostra Cass Sunstein – professor de Harvard e beatlemaníaco assumido – neste livro surpreendente, nada disso é garantido.

Com foco em famosos e esquecidos (ou ignorados) das artes, ciências, literatura, negócios e política, Sunstein investiga por que algumas pessoas se tornam ícones enquanto outras, igualmente brilhantes, permanecem anônimas. E propõe uma nova forma de entender o papel da genialidade, da sorte e do acaso na construção da fama.

A partir de pesquisas sobre efeitos de rede, cascatas de informação e polarização de grupo, ele explora o que entra para os livros de história e o que fica de fora. Com histórias cativantes, resgata figuras como John Keats, William Blake, Jane Austen, Bob Dylan, Ayn Rand e Stan Lee – além, claro, de John, Paul, George e Ringo.

Como ser famoso é uma jornada divertida, instigante e, por vezes, profunda. Um livro que muda nossa forma de enxergar os “quinze minutos de fama” das celebridades e revela por que algumas pessoas chegam ao topo enquanto tantas outras ficam pelo caminho.

“Para investigar o mistério de por que algumas pessoas se tornam famosas e outras não, Sunstein recorre a estudos fascinantes da psicologia experimental e das ciências comportamentais [...] uma leitura instigante.”
Financial Times

"Sunstein oferece uma aula envolvente sobre por que certas pessoas – ou bandas, filmes e obras de arte – alcançam a fama."
Kirkus Reviews

“O que os Beatles, Star Wars, Bob Dylan e Shakespeare têm em comum? Todos são extraordinariamente famosos. Mas por quê? É essa a pergunta que Cass Sunstein responde neste livro – e a resposta é muito mais interessante, surpreendente e contraintuitiva do que você imagina. O livro não vai lhe ensinar como se tornar famoso, mas vai ajudá-lo a compreender a fama (e sua irmã, o sucesso) de uma forma radicalmente nova. Depois de lê-lo, você nunca mais verá o mundo do mesmo jeito.”
Duncan Watts, Professor da Universidade de Stevens e Professor PIK na Universidade da Pensilvânia

“Um livro que também poderia se chamar Histórias extraordinárias. Cass Sunstein observa com perplexidade exemplos de quem foi agraciado pelo acaso – e também de quem, inexplicavelmente, foi ignorado –, conectando os pontos ao longo do caminho. Uma investigação divertida, poderosa e essencial. E um lembrete da responsabilidade cultural que todos temos: a de prestar atenção.”
Howard Fishman, autor de To Anyone Who Ever Asks: The Life, Music, and Mystery of Connie Converse

“Quem melhor para explicar a fama no mundo contemporâneo do que Cass Sunstein? Em Como ser famoso, ele nos oferece uma verdadeira aula sobre os mecanismos da fama, suas engrenagens e como ela pode acabar sendo distribuída de forma bastante injusta.”
Tyler Cowen, Professor de Economia da Universidade George Mason

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 17/04/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/04/2025
Última alteração: 23/04/2025

Autores e Biografia

Sunstein, Cass R. (Autor) - CASS R. SUNSTEIN ocupa atualmente a cátedra Robert Walmsley de Professor Universitário em Harvard, o mais alto título honorífico concedido pela instituição. Fundador e diretor do Programa de Economia Comportamental e Políticas Públicas da Faculdade de Direito de Harvard, Sunstein é o autor jurídico mais citado do mundo. Em 2018, recebeu o Prêmio Holberg, concedido pelo governo da Noruega e frequentemente descrito como o equivalente ao Nobel nas áreas de direito e humanidades. Entre 2009 e 2012, foi Administrador do Escritório de Informações e Assuntos Regulatórios da Casa Branca e, posteriormente, atuou no Conselho de Revisão Presidencial sobre Tecnologias de Inteligência e Comunicação, bem como no Conselho de Inovação em Defesa do Pentágono. Em 2020, foi nomeado presidente do grupo técnico consultivo da Organização Mundial da Saúde sobre Compreensão Comportamental e Ciências para a Saúde. Sunstein já prestou consultoria a autoridades da ONU, da Comissão Europeia, do Banco Mundial e de diversos governos nacionais em temas relacionados a direito e políticas públicas. Também atuou como conselheiro da Behavioural Insights Team no Reino Unido, e prestou diversos testemunhos em comissões do Congresso dos Estados Unidos. É autor de centenas de artigos e dezenas de livros traduzidos em mais de 30 idiomas.; Soares, Eduardo L. (Tradutor)

Áreas do selo: AutoajudaHumanidadesLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazer

O Grupo Autêntica lançou, em 2013, a Editora Vestígio. Criada para abarcar romances policiais, o objetivo é oferecer literatura policial de qualidade, com obras consagradas de autores estrangeiros e livros inspirados em clássicos do cinema. Em seu catálogo, estão presentes autores europeus referências nos gêneros de thrillers, scandi crime e suspenses históricos, como Kristina Ohlsson, Pierre Lemaitre, Massimo Carlotto, Guillaume Prévost, Leena Lehtolainen, entre outros. A Vestígio também aposta em publicações para o público juvenil, trazendo histórias de personagens icônicos da literatura policial, como Jack, o Estripador, e Sherlock Holmes, o detetive mais popular do mundo. Livros-reportagem e livros investigativos inspirados ou que inspiraram obras cinematográficas também marcam presença no catálogo da editora. Entre essas publicações, está o ganhador do Oscar de melhor filme e melhor roteiro original em 2016, Spotlight: segredos revelados, uma série de reportagens do jornal The Boston Globe que desvelou os casos de abuso sexual de crianças por padres católicos.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.