Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Gestão de riscos psicossociais
framework de implementação



gestão de riscos psicossociais, saúde mental no trabalho, riscos ocupacionais, NR-01, ISO 45003, framework de implementação, bem-estar organizacional, segurança psicológica, ergonomia organizacional, fatores psicossociais, assédio moral, estresse ocupacional, burnout, cultura organizacional, saúde e segurança do trabalho, SST, recursos humanos, PGR, GRO, psicologia organizacional, ambientes de trabalho saudáveis


Sinopse

Esta publicação é um convite para uma jornada transformadora na gestão de riscos psicossociais. Com um framework estruturado, o livro guia você por todas as etapas essenciais do processo: planejamento, identificação, análise, avaliação, ação e monitoramento. Além disso, aborda temas fundamentais como confidencialidade, participação dos trabalhadores, suporte psicológico e integração com outros sistemas de gestão.

Com anexos e referências que enriquecem o conteúdo, este guia prático oferece as ferramentas necessárias para identificar, avaliar e controlar riscos em conformidade com a NR-01, promovendo bem-estar, pertencimento e engajamento no ambiente de trabalho.

Ideal para gestores, profissionais de RH, especialistas em SST e todos que desejam construir uma cultura organizacional onde a saúde mental seja um valor essencial. Vá além da teoria e equilibre resultados com o cuidado com as pessoas.

Boa leitura! #SempreEmFrente

Metadado adicionado por Editora Nelpa em 28/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786598430047 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)
9786559151097 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)
9786559150731 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)


Metadados adicionados: 28/07/2025
Última alteração: 28/07/2025
Última alteração de preço: 27/07/2025

Autores e Biografia

Arruda, Fabio (Autor) - Pós-Doutorando em Psicologia Organizacional, Doutor e Mestre em Administração, com MBA Executivo em Gestão de Pessoas. Possui ainda pós-graduação nas áreas de Engenharia de Produção, Gestão Estratégica, Gerenciamento de Projetos com ênfase em Riscos, e Gestão de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (SSMA). Atua há mais de 25 anos como gestor de pessoas, processos operacionais e sistemas integrados de SSMA. Também possui ampla experiência como docente em cursos de pós-graduação e MBA, sendo professor convidado em diversas instituições no Brasil. Atualmente, é Coordenador de Cursos no Instituto Rui Barbosa de Pós-graduação, Vice-presidente do Conselho Regional de Administração do Maranhão (CRA-MA) e ocupa a cadeira nº 06 da Academia Maranhense de Ciências da Administração (AMCA). É Gerente Executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente no Grupo Mateus, autor e coautor de diversos livros na área de SSMA, criador do Método Canvas de Análise de Incidentes (CAI) e idealizador da página eletrônica Arruda Consult, onde modera conteúdos sobre gestão, motivação e carreira.; Sebben, Lucia (Prefácio) - Psicóloga do Trabalho, pioneira em gestão de riscos psicossociais no Brasil; Costa, Wilson (Revisor técnico) , Camilo, Barbara (Revisor técnico) , Castro, Clarisse (Revisor técnico) , Macedo, Rafael (Revisor técnico) , Couto, Thiessa (Revisor técnico)

Sumário

Glossário 11
Siglas e Abreviações 14
1 - Introdução 17
2 - Riscos Psicossociais no Contexto do Trabalho 19
Promoção da Saúde Mental no Trabalho 22
3 - A Gestão de Riscos Psicossociais e a NR-01: um novo paradigma em SST 23
A gestão prática dos riscos psicossociais 25
4 - A gestão prática dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho 25
5 - Proposição de um framework de implementação da gestão de riscos psicossociais 33
Framework de implementação da gestão de riscos
psicossociais: 33
6 - Etapas do framework de implementação da gestão
de riscos psicossociais 36
Etapa 1 – Planejar e preparar: 36
Etapa 2 - Identificação dos Riscos Psicossociais: 37
1. Demandas do trabalho: 38
2. Controle sobre o trabalho: 39
3. Apoio social: 39
4. Relações no trabalho: 40
5. Papel na organização: 41
6. Mudança organizacional: 42
7. Interface trabalho-vida pessoal: 43
8. Trabalho remoto: 43
9. Cultura organizacional: 43
10. Fatores externos: 44
7 - CONCLUSÃO 71
Referências Bibliográficas 74
Agradecimentos 77



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.