Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Tudo-está-ligado



Pepetela, Angola, Tudo-está-ligado, literatura africana, Literatura angolana, kapulana


Sinopse

TUDO-ESTÁ-LIGADO é um romance do angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, que adotou o nome PEPETELA, como era conhecido no MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola).
Em TUDO-ESTÁ-LIGADO, as vidas das várias personagens se entrelaçam. O leitor acompanha as personagens principais Ofeka, o espírito Olegário, Major Santiago, seu primo Joka e seu amigo de infância Domingos. O cão Jeremias, o gato Zacarias, políticos, funcionários públicos, familiares, vizinhos e amigos, completam o quadro de personagens criadas por Pepetela. Memórias e experiências atuais fazem parte da mesma grande viagem no tempo e no espaço de Angola, em que os caminhos de Ofeka e Santiago se juntam em função de uma missão aparentemente inesperada, mas profetizada.

Metadado adicionado por Kapulana em 21/04/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786587231396 (ISBN do e-book em ePUB)


Metadados adicionados: 21/04/2025
Última alteração: 21/04/2025

Autores e Biografia

Pepetela (Autor) - ARTUR CARLOS MAURÍCIO PESTANA DOS SANTOS nasceu em Benguela, Angola, em 1941, onde fez o Ensino Secundário. Iniciou os estudos na Universidade em Lisboa, em 1958. Por razões políticas, em 1962 saiu de Portugal para Paris, e seis meses depois foi para a Argélia, onde se licenciou em Sociologia e trabalhou na representação do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) e no Centro de Estudos Angolanos, que ajudou a criar. Em 1969, foi chamado para participar diretamente na luta de libertação angolana, em Cabinda, quando adotou o nome de guerra de PEPETELA, que mais tarde utilizaria como pseudônimo literário. Em Cabinda foi simultaneamente guerrilheiro e responsável no setor da educação. Em 1972, foi transferido para a Frente Leste de Angola, onde desempenhou a mesma atividade até o acordo de paz de 1974 com o governo português. Em novembro de 1974, integrou a primeira delegação do MPLA, que se fixou em Luanda, desempenhando os cargos de Diretor do Departamento de Educação e Cultura e do Departamento de Orientação Política. Em 1975, até a independência de Angola, foi membro do Estado Maior da Frente Centro das FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola) e participou na fundação da União de Escritores Angolanos. De 1976 a 1982, foi vice-ministro da Educação. Lecionou Sociologia na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, até 2008. Desempenhou cargos diretivos na União de Escritores Angolanos. Foi Presidente da Assembleia Geral da Associação Cultural "Chá de Caxinde" e da Sociedade de Sociólogos Angolanos. Em 2016, foi eleito Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Academia Angolana de Letras, de que é membro-fundador. Escreveu muitos livros, desde 1973, e recebeu vários prêmios e homenagens, com destaque para Prêmio Camões (1997) e o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil) (2021).

Sumário

OFERENDA

21 capítulos

NOTA FINAL
Para escrever este romance, baseei-me na obra do antropólogo MESQUITELA LIMA, OS KYARA de Angola, Edições Távola Redonda, Lisboa, 1988, cuja fonte é a sua tese de doutoramento em Paris sobre a preciosa pesquisa realizada na área da Tchiyaka nos anos anteriores a 1974. A minha devida vénia. (PEPETELA)



Áreas do selo: ArtesHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTeoria e crítica literária

A Editora Kapulana publica títulos de ficção, em prosa e poesia, dedicados tanto ao público adulto como para crianças e jovens. Suas publicações são de autores brasileiros e africanos e contemplam ampla diversidade de gêneros como literatura infantil (brasileira, africana e bilíngue), literatura de cordel, crítica literária, e contos contemporâneos e tradicionais.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.