Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

A chave de casa



Literatura brasileira, romance, século XXI, família, memória, família imigrante, judeu, cultura judaica, relacionamento abusivo, violência, escrita, conflitos, amor, paixão, luto, morte, câncer, política, esperança, mudanças sociais, descendência, ancestralidade, identidade, legado, herança, problemas sociais, Brasil, Rio de Janeiro, Portugal, Lisboa, Turquia, Esmirna, crítica social, ditadura, esquerda, direita, exílio, ficção, autoficção, cultura brasileira, cultura lusitana, cultura turca, Diana Klinger, Natalia Timerman, Marguerite Duras, Virginia Woolf, Clarice Lispector, Copo vazio, Dois rios, Paraíso, Vista Chinesa, Melhor não contar, A experiência do fora Blanchot, Foucault e Deleuze, O mundo não vai acabar


Sinopse

Romance de estreia de Tatiana Salem Levy e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, A chave de casa ganha nova edição com orelha e posfácio inéditos de Diana Klinger e Natalia Timerman. Um poderoso retrato do luto, do amor e do processo de escrita.


 


Em seu premiado romance de estreia, Tatiana Salem Levy apresenta os traços estilísticos e a originalidade literária que a consagraram como uma das mais promissoras escritoras da literatura brasileira contemporânea. A personagem-narradora, neta de judeus turcos, recebe do avô a chave da antiga casa da família em Esmirna, Turquia. A busca pelas raízes e pela herança familiar se desenrola no limiar entre realidade e ficção. O intenso fluxo de memórias é condensado para se transformar em uma narrativa composta por diversas vozes que se complementam.


A chave de casa é uma obra que evoca a memória e os sentidos ao abordar o exílio, a dor do luto, a paixão e, sobretudo, o lugar da escrita diante da complexidade do real.


 


A chave de casa confirma a força e a vitalidade de uma escrita ancorada na linhagem literária introspectiva, na qual se incluem nada menos do que Marguerite Duras, Virginia Woolf e Clarice Lispector, que aproximam a aspereza e a brutalidade da beleza da vida.” ­– Diana Klinger na orelha de A chave de casa.


A chave de casa [...] é um livro feito tanto de palavras quanto de silêncios [...], um poro do livro aberto para outros tempos – para o passado que antecedeu a escrita, para o futuro que se tornou escrita.” ­– Natalia Timerman no posfácio de A chave de casa.

Metadado adicionado por Grupo Editorial Record em 18/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/07/2025
Última alteração: 18/07/2025

Autores e Biografia

Levy, Tatiana Salem (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.