Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

O fotógrafo



Literatura brasileira, romance, século XXI, problemas sociais, Brasil, Curitiba, crítica social, esquerda, direita, eleição, Lula, Serra, 2002, ficção, imagem e escrita, fotografia, cultura brasileira, pensamentos, reflexões, sonhos, ficção e realidade, conflito amoroso, relacionamentos, paixão, traição, paternidade, cotidiano, dia a dia, Contraponto, Aldous Huxley, Caminhos cruzados, Erico Verissimo, A colmeia, Camilo José Cela, Trapo, A tensão superficial do tempo, O professor, Beatriz, Um erro emocional, A tradutora, Beatriz e o poeta, Tempo aberto, A máquina de caminhar, Uma noite em Curitiba, Breve espaço, Um operário em férias, O espírito da prosa, Juliano Pavollini, O fantasma da infância


Sinopse

Vencedor dos prêmios Jabuti, Academia Brasileira de Letras e Bravo!, O fotógrafo apresenta, em nova edição, um retrato do cotidiano sob as lentes de um narrador magistral.


 


O fotógrafo marca um ponto de inflexão na carreira de Cristovão Tezza. A partir desse romance, publicado originalmente em 2004, o autor começa a burilar a técnica narrativa de simultaneidade de tempo e espaço que marcaria, de forma definitiva, seus trabalhos posteriores, incluindo o best-seller O filho eterno, lançado três anos depois.


Ao subverter a ordem cronológica e geométrica dos fatos, reduzindo ao mínimo os diálogos, o romancista abre espaço para uma rica narrativa na qual memória, sonhos, pensamentos intrusivos e reflexões sobre os mais diferentes temas são amalgamados em uma história com múltiplos pontos de vista.


A ação se passa às vésperas das eleições presidenciais de 2002 no Brasil. O fotógrafo do título é contratado para fazer imagens da modelo Íris, sem que ela saiba. Tudo muito misterioso. Por cada rolo de filme entregue, receberá 200 dólares em espécie. O fotógrafo começa a se interessar pela modelo, o que tensiona ainda mais seu casamento com Lídia, que, prestes a ingressar no mestrado, se vê envolvida com o professor Duarte, que por sua vez é casado com Mara, a analista de Íris. Tem-se então uma espécie de “Quadrilha” drummondiana, onde tudo vai se desenrolando aos poucos, em guerrilhas mentais travadas pelas personagens. Tezza também antecipa aqui o “diálogo de surdos” que marcaria o debate político (ou a falta dele) na sociedade brasileira nas décadas seguintes.


A partir das imagens – reais e imaginárias –, os personagens constroem realidades paralelas, sonhos e pesadelos em meio a relações fraturadas. Tudo isso se passa em Curitiba, cidade que Tezza retrata tão profundamente sem a pretensão de explicá-la.


Depois de uma sequência de ótimos livros, alguns deles com a marca contracultural de sua juventude, Tezza desembarca aqui nos anos 2000 com um romance poderoso, que o consolida como um mestre da ficção brasileira.

Metadado adicionado por Grupo Editorial Record em 25/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 25/07/2025
Última alteração: 25/07/2025

Autores e Biografia

Tezza, Cristovão (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.