Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

A audácia dos invertidos
as estratégias de sobrevivência e visibilidade lgbti+ no rio de janeiro e sua importância no Brasil (1950-1990)



LBTQIAPN+, LGBTI, GLS, entendido, sapatão, viado, veado, lésbica, travesti, transformista, drag queen, invertido, Turma OK, Miss Cinelândia, Cabaré Casanova, Gayfieira, Edy Star, Alfredão, Cassandra Rios, L’Étoile, La Cueva, Galeria Ritz, Caixotinho, Galeria Alaska, Angela Ro, Joãozinho da Gomeia, Baile dos Enxutos, Baile das Bonecas, Clóvis Bornay, Ney Matogrosso, Secos & Molhados, Dzi Croquettes, Bethânia, Caetano, Gal, Maria Alcina, Berro do Paulistinha, Renan Quinalha, Gaivota, Ferro’s, Leci Brandão, Lampião da Esquina, homofobia, ditadura militar, Quando ousamos existir, Movimento Homossexual, Cauby Peixoto, Marina Lima, Zizi Possi, Chanacomchana, Condessa da Lapa, gaiola das loucas, Ópera do malandro, Pleiguei, Roberta Close, Oscar Gay, GALF, Lúcia Veríssimo, Grupo Arco-Íris, aids, HIV, GAPA, Laura de Vison, Batom Vermelho, Noite dos Leopardos, Cazuza, Milton Cunha, As rainhas da noite, Chico Fellitti, Contra a moral e os bons costumes, Devassos no paraíso, Movimento LGBTI+


Sinopse

Em meio a brilhos, sombras e histórias de resistência, este livro escancara as portas de um Rio de Janeiro vibrante e transgressor, onde a comunidade LGBTQIAPN+ ousou existir, amar e criar mesmo sob a mira do preconceito e da repressão.


 


Entre as décadas de 1950 e 1990, o Rio de Janeiro se consolidou como um dos maiores centros de efervescência cultural e resistência do movimento LGBQTIAPN+ no Brasil. Em A audácia dos invertidos, Rodrigo Faour revela um Rio de Janeiro oculto que lançou moda e moldou comportamentos e identidades que hoje integram o imaginário da cultura LGBTI+ nacional.


A obra reconstrói a história da comunidade LGBTI+ no Rio de forma abrangente, por meio de registros em jornais, revistas e relatos de personagens anônimos e personalidades que viveram amores, sofrimentos e conquistas em uma cidade onde a liberdade, a repressão e o preconceito sempre andaram lado a lado. Dos primeiros bailes gays de Carnaval aos shows de travestis, das lendárias boates aos pontos de encontro secretos, A audácia dos invertidos resgata espaços, corpos e experiências que a história oficial ignorou e silenciou.


Assim, neste livro estão reunidas as histórias da origem dos bares voltados para o público LGBTI+ mais antigos do Brasil, os primeiros grupos de ativismo, os concursos de beleza e até as gírias e expressões que nasceram no cotidiano dessa metrópole marcada pelo desejo, pela arte e pela repressão. A produção artística também se destaca: filmes, novelas, músicas e peças com temática LGBTQIAPN+ fizeram do Rio de Janeiro um verdadeiro palco de visibilidade e resistência.


Com uma pesquisa extensa e um olhar crítico e afetuoso, Rodrigo Faour faz, em A audácia dos invertidos, um registro histórico poderoso e revelador da cultura LGBTQIAPN+ no Rio de Janeiro e expõe as raízes da cultura de um grupo marginalizado, perseguido e, ao mesmo tempo, irresistivelmente livre. Um retrato emocionante de uma cidade que ajudou a moldar a identidade do movimento LGBTI+ brasileiro.

Metadado adicionado por Grupo Editorial Record em 17/10/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/10/2025
Última alteração: 20/10/2025

Autores e Biografia

Faour, Rodrigo (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.