Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Um elogio à tristeza



Psicanálise, tristeza, alergia, depressão, literatura, psicologia, sentimentos, emoções, perda, luto, família, mental, terapia, reflexões, relatos, Freud, Winnicott, cuidado, autocuidado, inconsciente, dor, ausência, fuga, saída, escuta, felicidade, relações, análise, morte, amor, melancolia, esperança, superação, reconciliar, nomear, humano, sofrimento, experiência, falta, cotidiano, memória, pensamento, Psicanálise de Boteco, Clarice Lispector, Afonso Cruz, Podcast, Meu inconsciente coletivo, Tati Bernardi, Ana Suy, A gente mira no amor e acerta na solidão, O show de truman, Divertida mente, poemas de amor no divã, Perto das trevas, Prêmio Jabuti, A arte de amar, Christian Dunker, Às vezes sol às vezes tempestade, Wandy Luz, Lela Brandão, Gostosas também choram, Por uma ética do cuidado, Intervenção psicanalítica na escola, Psicanálise e educação escolar, Alexandre Patricio de Almeida, Psicanálise homossexualidades e gênero, clínica, cultura, sociedade, bullying, Carla Madeira.


Sinopse

Em relato corajoso e emocional, o autor do best-seller Psicanálise de boteco aborda o próprio sentimento de tristeza em diálogo com grandes pensadores.


 


Em meio a um mundo que privilegia sorrisos, sejam eles falsos ou não, e que elabora manobras para anestesiar o sofrimento, Alexandre Patricio de Almeida corajosamente abre espaço para a tristeza em Um elogio à tristeza, reconhecendo-a como parte legítima e inevitável da vida.


Com relatos pessoais, reflexões e referências literárias, o autor revela e revisita momentos marcantes de sua própria vida através da lente de estudos da psicanálise sobre perda, dor, identificação e tristeza. Envereda a escrita pela melancolia presente no dia a dia e indica a importância do ser humano estar aberto a enxergar a tristeza, pois é somente com a aceitação desse sentimento que a vida pode se tornar mais saudável.


A narrativa de Um elogio à tristeza é atenta, vulnerável e sincera, permitindo que o leitor estabeleça uma conexão íntima com o conteúdo do livro e consiga pensar como a tristeza aparece no cotidiano e sobre como o mundo está predisposto a julgá-la e, por vezes, ignorá-la.


Um elogio à tristeza é um convite sensível para que o leitor compreenda a tristeza e perceba que, quando a abraçamos, ela pode se tornar uma grande aliada para a felicidade.


                                              


 “Sentir é um risco. Risco de perder o chão, de sair da pequena fortaleza que erguemos em torno de nós mesmos. Risco de ser afetado, de se deixar tocar, de permitir que algo nos desorganize — e, quem sabe, nos transforme.”


“Eu já li muitas coisas que Alexandre escreveu, mas nada chega perto desse ensaio, que comporta um estilo profundamente original e novo, inclusive para ele.” – Ana Suy

Metadado adicionado por Grupo Editorial Record em 19/09/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 19/09/2025
Última alteração: 07/11/2025

Autores e Biografia

Almeida, Alexandre Patrício de (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.