Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Os psiconautas
Cientistas, poetas e a descoberta do inconsciente



história das drogas, psiconautas, consciência alterada, autodescoberta, história cultural, século XIX, psicodelia, filosofia e ciência, experiências com drogas, autoexperimentação científica, Sigmund Freud, William James, Baudelaire, espiritualismo, haxixe, modernidade, mente e consciência, história da medicina, cultura psicodélica, Mike Jay


Sinopse

Uma viagem fascinante às origens modernas da mente.
Muito antes dos psicodélicos ganharem espaço na ciência e na cultura pop, artistas, médicos e filósofos do século XIX já exploravam os limites da consciência por meio das drogas.
Em Os Psiconautas: Como as drogas desnudam a mente, o historiador britânico Mike Jay resgata uma narrativa pouco contada: a história da autoexperimentação com drogas no século XIX. Em uma mistura de ciência, literatura, medicina e espiritualidade, o livro apresenta figuras como Freud, William James, Baudelaire, Yeats e até ocultistas e médicos aventureiros, todos em busca dos segredos da mente por meio de substâncias como cocaína, óxido nitroso, éter e haxixe.
Provocador, atual, profundamente esclarecedor e escrito com um excelente rigor histórico, Os Psiconautas resgata uma era esquecida da ciência e da cultura, nos levando, das farmácias do século XIX aos clubes secretos de Paris, das alucinações visionárias aos debates filosóficos, para repensar a história da mente moderna e o papel que as drogas desempenharam em sua construção.

Metadado adicionado por Editora Manole em 03/11/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 03/11/2025
Última alteração: 01/12/2025
Última alteração de preço: 14/11/2025

Autores e Biografia

Jay, Mike (Autor) - Mike Jay tem escrito extensivamente sobre história científica e médica e contribui regularmente para a London Review of Books e a New York Review of Books. É investigador associado do Health Humanities Centre da University College London e administrador da Bethlem Art and History Collection.Os seus livros anteriores sobre a história das drogas incluem Mescaline, High Society e The Atmosphere of Heaven.

Sumário

Lista de Ilustrações

PRÓLOGO Antes das Drogas

Parte I - o novo acelerador: as drogas e o aperfeiçoamento mental
Um O Elixir da Vida
Experiências de Sigmund Freud com a cocaína – neurastenia, doença da modernidade – a procura de um estimulante – uma história da autoexperimentação – objetividade e doses heroicas – o problema da euforia.

Dois Deuses Protéticos
Milagre médico, flagelo da humanidade – a chegada do toxicodependente – as maravilhas da farmácia – as personalidades de Jekyll e Hyde – Sherlock Holmes e a cocaína – a modernidade e os seus descontentamentos.

Parte II - para além do véu: as drogas e os limites da consciência
Três Um Mundo de Experiência Pura
Experiências de William James com óxido nitroso – a revelação anestésica – o gás hilariante no Carnaval – cirurgia sem dor, consciência sem corpo – o significado das alucinações.

Quatro A Região Invisível
Os investigadores psíquicos – as drogas e o mundo dos espíritos – os mistérios da dupla consciência – éter, literatura e loucura na Paris do fin-de-siècle – o multiverso de William James e o novo século.

Parte III - a saturnália dos sentidos: as drogas e a imaginação criativa

Cinco Contos dos Comedores de Haxixe
Silas Burroughs em Marrocos – noites da Arábia e assassinos – o bhang em Bengala – as experiências do Dr. Moreau – o Club des Hashischins – o
haxixe e o arabesco – Baudelaire, as drogas e a modernidade.

Seis Extasia, Fantasia e Illuminati
Elixires rosacruzes de haxixe – as drogas e os ocultistas – W.B. Yeats e Maud Gonne no plano astral – Peiote e sinestesia – as casas de haxixe de Nova
Iorque – uma farmacopeia global

Parte IV achados e perdidos

Sete Um Pecado, Um Crime, Um Vício ou Uma Doença?
1900: a chegada das “drogas” – drogas, classe e raça na Era Progressista – o declínio da introspeção – soma para as massas – as transgressões de Aleister Crowley – drogas e guerra – James Lee se aposenta.

Oito Duas Vezes Nascido
1960-2: os anos de viragem – proibição global, cultura global da droga – Robert Graves sobre cogumelos – a invenção dos psicodélicos – a experiência mística renasce – duplo-cego e placebo – o regresso dos psiconautas.

EPÍLOGO Depois das Drogas
Notas Finais
Bibliografia
Agradecimentos



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.