Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O brincar como sinalizador de sofrimento psíquico
Construção da relação objetal da criança autista e suas implicações no trabalho de intervenção precoce



autista, sofrimento psíquico, jogo, brincar precoce, primeira infância, psicanálise infantil, brincar simbólico, autismo, intervenção precoce, subjetividade infantil, relação objetal, clínica da infância, desenvolvimento emocional, saúde mental infantil, Camila Saboia, jogos e psicanálise, diagnóstico precoce, pulsão e objeto


Sinopse

Visão geral:

- Este livro aborda a teoria psicanalítica sobre o brincar e suas implicações na constituição do psiquismo infantil, especialmente em crianças autistas.
- Os aspectos clínicos, conceituais e neuropsicológicos são apresentados de forma aprofundada, com destaque para a construção da relação objetal, o brincar precoce e suas falhas como sinalizadores de sofrimento psíquico.
- O livro é escrito em estilo analítico e reflexivo, com fundamentação teórica sólida, especialmente voltada a profissionais da saúde e da psicanálise. Não apresenta exercícios, mas oferece uma leitura rica em estudos de caso e articulações conceituais.
- Inclui material suplementar indireto por meio das referências bibliográficas ao final de cada seção, além do prefácio assinado por Bernard Golse.

Sobre este livro:

O livro é uma obra voltada a profissionais da clínica infantil e pesquisadores da psicanálise. A autora propõe uma leitura do brincar como elemento essencial no processo de constituição subjetiva, mostrando como sua ausência ou distorção pode indicar sofrimento psíquico, especialmente em crianças com risco de autismo.

Na Parte I, o livro retoma os fundamentos da psicanálise clássica, discutindo os conceitos de pulsão, objeto e intersubjetividade, com destaque para as contribuições de Freud, Klein, Bion e Winnicott. A obra também propõe um diálogo entre neurociências e psicanálise. Na Parte II, o foco se volta ao brincar do bebê, sua função simbolizante e sua relação com o desenvolvimento emocional.

A autora analisa como o jogo simbólico pode se constituir (ou falhar) na infância e como isso impacta a saúde mental da criança. O livro também aborda como a observação direta do brincar pode ser um recurso clínico fundamental para detecção precoce do autismo e outros quadros psicopatológicos.

Metadado adicionado por Blucher em 29/04/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 29/04/2024
Última alteração: 15/04/2025

Autores e Biografia

Saboia, Camila (Autor)

Sumário

Prefácio: Os bebês sabem brincar?Introdução – O bebê brinca?Parte I1. Freud e as origens da vida psíquica2. Os diferentes conceitos de objeto para a psicanálise3. A relação pulsão-objeto4. O conceito de intersubjetividade e suas diferentes perspectivas5. As neurociências e a psicanálise: um diálogo possível?6. O autismo infantil: quando a relação objetal fracassa7. Como o método da observação direta do bebê pode contribuir para o avanço da pesquisa em psicanálise?Parte II8. O que o brincar do bebê nos conta sobre seu processo de adaptação ao mundo?9. O brincar da criança como vetor de comunicação de seu processo de maturação psíquica10. A dupla função simbolizante do brincar e sua contribuição na detecção de sinais de autismo em bebês de riscoReferências



Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Nestes 60 anos de existência, a Editora Blucher tem reafirmado constantemente o seu compromisso com a ciência e com a democratização do conhecimento. Já são mais de 1500 livros publicados, 17 prêmios Jabuti conquistados e diversos livros reconhecidos e adotados por ilustres professores de diversas áreas do conhecimento.

Sempre em sintonia com a comunidade acadêmica, a editora nunca parou de inovar. Hoje, atuando em diversas plataformas, publica livros técnicos, pesquisas científicas, artigos acadêmicos e proceedings nos formatos: digital offline (CD e pen drive), digital online (e-book, DRM free, Open Access) e impresso (tradicional e on demand).

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.