Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Necroalgoritmização
Notas para definir o racismo algorítmico



algoritmos, desigualdade social, inteligência artificial, linguagem de programação, racismo, redes sociais, tecnologias digitais, computadores, processamentos de dados


Sinopse

O racismo está nos algoritmos ou os algoritmos conforme programados fazem circular ideologias e discursos racistas? Júlio Araújo traz neste livro percursos teóricos, metodológicos e analíticos para compreendermos a articulação entre algoritmos e racismo no campo da linguagem.
Ao relacionar algoritmos, políticas de morte na perspectiva trazida por Achille Mbembe e racismo, Júlio Araújo nos convida a refletir sobre os efeitos da desumanização que esta tríade pode ocasionar em uma simples busca e colocar em circulação discursos que podem trazer efeitos que aprofundam certas dores. Por outro lado, tal conhecimento pode nos possibilitar entender como operam dispositivos como o racismo e a branquitude no mundo vasto da internet.
Necroalgoritmização: notas para definir o racismo algorítmico é um livro importante, pois nos convida a refletir sobre a relevância de conhecer os processos de políticas de morte e a computação, levando a luta antirracista para um campo cujas informações são pouco conhecidas. A obra é essencial para quem estuda o racismo em linguagem nas teias da internet.

Metadado adicionado por Editora Mercado de Letras em 22/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 22/07/2025
Última alteração: 22/07/2025

Autores e Biografia

Araújo, Júlio (Autor) - É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde atua no Departamento de Letras Vernáculas e no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Coordenador do grupo de pesquisa DIGITAL (UFC/CNPq) e do Labora-tório de Letramentos e Escrita Acadêmica (LEA).

Sumário

SUMÁRIO

PREFÁCIO 11
Tarcízio Silva

INTRODUÇÃO 13
VOZES ANCESTRAIS E EPISTEMOLOGIAS NEGRAS 19
CONEXÕES PARA FORMATAÇÕES CONCEITUAIS 27
TECNOLOGIA E EXCLUSÃO 35
NECROPOLÍTICA E TECNOLOGIA 47
NECROALGORITMIZAÇÃO E INTERSECCIONALIDADE 67
BASES DO CONCEITO DE NECROALGORITMIZAÇÃO 99
RACISMO ALGORÍTMICO 149
CONCLUSÃO 167
REFERÊNCIAS 173



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.