Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Charneca em Flor



poesia portuguesa, Florbela Espanca, poesia feminina, lirismo, amor e dor, feminilidade na literatura, simbolismo português, modernismo, poesia do século XX, saudade e melancolia, poetisa portuguesa, versos sentimentais, poesia intimista, literatura lusófona, alma poética, versos apaixonados, introspecção poética, sonetos emocionais, paixão e sofrimento, poesia autobiográfica


Sinopse

Obra prima de Florbela Espanca, Charneca em Flor é um volume de poemas publicado em janeiro de 1931, um mês após o seu suicídio. Tal ato de desespero fez com que o público se interessasse pelo livro e passasse a conhecer melhor a sua obra. O encantamento de seus versos é devido à carga romântica e juvenil de seus poemas, que têm como interlocutor principal o universo masculino.

Considerado como o seu livro mais sincero, é nele que Florbela retrata a fase mais difícil e pessoal da sua vivência como poetisa, e presta homenagem à sua terra natal. Segundo Antero de Figueiredo, Charneca em Flor ficará como um dos mais belos depoimentos literários do coração português de ontem, de hoje, de todos os tempos.

Metadado adicionado por Vermelho Marinho em 04/04/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/04/2025
Última alteração: 04/04/2025

Autores e Biografia

Espanca, Florbela (Autor) - Batizada como Flor Bela de Alma da Conceição Espanca, poetisa portuguesa, nasceu em Vila Viçosa, a 8 de dezembro de 1894 e faleceu em Matosinhos, em Portugal. A sua vida, de apenas 36 anos, foi plena, embora tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos, que a autora soube transformar em poesia peculiar, da mais alta qualidade, carregada de erotização, feminilidade e panteísmo, com forte teor emocional, onde a solidão e o desencanto estão aliados ao desejo de ser feliz. Autora de sonetos e contos importantes na literatura portuguesa, foi uma das primeiras feministas de Portugal.

Áreas do selo: Literatura estrangeiraLiteratura nacional

Brasiliaris é um selo de parceria da Vermelho Marinho e da Spirit especializado em publicar obras clássicas em língua portuguesa, principalmente as fora de catálogo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.